Monteiro Lobato Patrono da nossa Biblioteca

Monteiro Lobato - Patrono da nossa Biblioteca

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Matéria Jornal

Projeto Leitura: “Interação entre Pais e Filhos” - 2ª Edição/2010


No dia 09 e 15 de setembro de 2010, a E. M. Profª Rosa Mª Berezoski Demarchi realizou, nas dependências da Biblioteca Monteiro Lobato, a 2ª Edição do Projeto de Leitura intitulado “Interação entre Pais e Filhos” com o objetivo de incentivar a leitura também no âmbito familiar. Os alunos que participaram desta 2ª edição são os mesmos do Pelotão Ecológico coordenado pela Profª Janette Vierheller. As atividades foram coordenadas pela Profª Eliete França da Luz (Coordenadora da Sala de Informática Pedagógica) que abordou o tema sobre a importância da leitura em casa, os tipos de leituras através de livros, jornais, revistas, internet..., também comentou sobre o projeto de leitura da escola e dos livros gratuitos recebidos da Fundação Educar D'Pascoal, utilizado na atividade de interação (Profº Boris em Mãos á Obra!); esteve presente também a Orientadora Aurora Zimermamm que falou sobre o Caráter Conta dando ênfase ao “Pilar Cidadania”, cujo tema também é abordado no livro utilizado na interação, Profº Rogério Fiedller (Bibliotecário) que explicou sobre os três tipos de leitores: movente, imersivo e contemplativo, incentivando a leitura em diversos materiais com características diferentes e Profª Janette Vierheller que aplicou uma dinâmica e falou sobre o tema do livro em relação a questão ambiental, parte importante da atividade que terá continuidade na prática, pois foi lançando um desafio para os pais e alunos do Pelotão Ecológico que consiste na escolha de uma residência para transformar o terreno com jardim ou horta dentro da proposta do livro “Mãos a Obra”. O terreno a ser trabalhado será em forma de mutirão com participação dos pais, pelotão ecológico, voluntários, parceiros, proprietários do imóvel e coordenadores do projeto de leitura.

Esta atividade teve bons resultados com o público a que se destinou, onde os pais interagiram de maneira motivadora integrados ao tema. Conforme relato de uma mãe participante a qual falou que através da leitura podemos imaginar tudo o que acontece no livro”, pois como conta há dois anos recebeu um presente de uma amiga, um livro que ela imaginava ser evangélico (As cinco pessoas que se encontram no céu), leu o livro e imaginou as cenas, após três anos encontrou o filme e comprou o dvd, percebeu que todas aquelas cenas imaginadas por ela eram idênticas ao filme.

Podemos destacar uma frase bem interessante na citação de Francis de Croisse para ilustrar este comentário “A leitura é a viagem de quem não pode pegar o trem”.

A intenção dos coordenadores desta oficina é de levar esta experiência para outras unidades escolares que estejam interessadas em realizar este tipo de atividade.

Mais informações no blog da escola http://falagaleradorosa.blogspot.com ou

Contato: (47) 34670028 – Profº Rogério Fiedller.

Matéria feita por: Profº Rogério Fiedller.(Bibliotecário)


Nenhum comentário:

Postar um comentário