Monteiro Lobato Patrono da nossa Biblioteca

Monteiro Lobato - Patrono da nossa Biblioteca

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

segunda-feira, 11 de abril de 2011


Feira do Livro






No dia 8 de abril alunos do 8º Ano, da E M Professora Rosa Maria Berezoski, visitaram a Feira do Livro, com a professora Viviane de Língua Portuguesa e o responsável pela Biblioteca, Rogerio. Na feira os alunos conheceram algumas novidades literária, alguns aproveitaram o momento para comprar alguns livros ou revistas. Foram poucos os que adquiriram livros. Porém observou-se que alguns desses alunos tinham vontade de comprar; nao foi a falta de recursos financeiros que impediu estes alunos de pesquisar preços e conhecer novos livros dos quais tinham vontade de ter. Os alunos mais curiosos aproveitaram bem o momento para tirar dúvidas com os vendedores e monitores das estandes.


BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
ROGERIO FRANCISCO FIEDLER
ELIETE DE FRANÇA


Projeto Leitura - Interação entre pais e filhos
Pilar: Cidadania
Com Pelotão Ecológico

Janette Vierheller – Profª de Educação Ambiental


JUSTIFICATIVA


O trabalho apresentado faz parte das atividades do projeto de leitura da Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, que desenvolve o Projeto de Leitura desde 2005, iniciado por gestões anteriores. Deste foi elaborado um subprojeto intitulado “Usando o Espaço da Biblioteca e Informática como Meio de Comunicação e Informação – Integrado ao Projeto de Leitura”, este subprojeto foi desenvolvido pelos coordenadores Rogério F Fiedler (Agente de Biblioteca) e professora Eliete França da Luz (Sala informatizada), que trabalham em parceria com atividades de leitura entre biblioteca e sala informatizada. Para esta atividade contaram também com a parceria da professora Janette Vierheller, coordenadora do Pelotão Ecológico, a qual é responsável pela parte prática, ou seja, dar continuidade em visitas de campo à questão ambiental conforme atividade de leitura desenvolvida com o Pelotão e seus pais.
Quanto a leitura acreditamos que “ler” é penetrar em outros mundos possíveis. “É questionar a realidade para compreendê-las melhor, é distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica frente àquilo que é dito e ao que se quer dizer...”. (Escola da Vila)”.
Por isso as atividades de leitura que desenvolvemos fazem parte também do trabalho de reforço no que diz respeito a leitura, a qual vem de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.

2 OBJETIVOS
Integrar pais e filhos no espaço da Biblioteca como leitores, motivando-os para o hábito e prática da leitura também no âmbito familiar, levando-a refletir sobre a importância da mesma em suas vidas e na aprendizagem do aluno, onde podem relacionar a teoria com a prática envolvendo a questão ambiental e o trabalho em equipe para qualidade de vida familiar e social.
2.1 Objetivos específicos:
  • Refletir a importância da leitura;
  • Integrar pais e filhos como leitores;
  • Motivar hábito da leitura;
  • Compartilhar as atividades;
  • Registrar momentos destas atividades;
  • Explorar os tipos de leitores (Imersivo, movente e contemplativo);
  • Conscientizar a questão ambiental no terreno residencial .

3 METODOLOGIA:
Nesta atividade de “Interação entre pais e filhos”, o primeiro passo é convidar os alunos para participarem , logo após é lançado o desafio de trazer até a escola seus pais ou responsáveis, os alunos que aceitam recebem um convite especial, no qual convidamos esses pais a participarem com seu filho desta atividade na biblioteca, como retorno espera-se a confirmação por escrita de sua presença ou não no evento. Só participam do trabalho os alunos acompanhados pelos responsáveis, os quais mostram compromisso e responsabilidade.
Os encontros são de no máximo uma hora e meia, para cada turma, isto para não ser muito prolongado, procede-se iniciando com acolhida feita pela direção da escola, logo se confirma a presença, por nome, dos alunos e acompanhantes.
Após comenta-se sobre o projeto de leitura da escola em seguida é aplicada uma dinâmica.
Trabalha-se no projeto os três tipos de leitores: Imersivo, Movente e Contemplativo, e para a atividade realizada o leitor é o contemplativo, especifico com a leitura e manuseio de livros, na parede devem estar cartazes informativos sobre os tipos de leitores, onde explicamos suas características e como vem sendo trabalhado no projeto, também cartazes sobre a atividade.
Aos participantes é lançado um tempo para realizarem uma leitura silenciosa, logo após é feito uma reflexão sobre o tema lido pelos pais e filhos e conseqüentemente é aberto diálogo entre os coordenadores e presentes sobre a mensagem do livro, relacionando com o cotidiano da vida real, com base no relacionamento familiar.(leitura) Os envolvidos preenchem uma folha de atividades, com perguntas e citações pessoais que pais e filhos respondem. Dando seqüência é aberto espaço para leitura em voz alta das questões respondidas, fazendo seu próprio comentário e interagindo com os demais.
Refletir a questão ambiental.(cuidado com o terreno residencial).
Conforme aceitação dos participantes é lançado o desafio de partir para a prática conforme aprendizagem da leitura, com visita dos coordenadores nas residências para avaliação e registro da situação que se encontra no local.(termo de compromisso). Das casas visitadas apenas uma servirá como modelo para o trabalho prático.
Se houver aceitação, o projeto parte para a segunda etapa ou seja à parte pratica, onde na visita a coordenação explicará o procedimento do trabalho a ser realizado com os alunos do Pelotão Ecológico.

4 RECURSOS:
Folha A4, cola, tesoura, cartazes,lápis de cor, borracha, régua, papel Kraft, câmera digital, caneta lápis preto e filmadora.
Para a parte pratica: 2ª Etapa, visitar as casa autorizadas, registrar através de fotos e escolher a ideal para aplicar na pratica o projeto “Mãos á Obra” referente o livro de a Fundação educar.
Para a parte pratica: 3ªª Etapa, buscar recursos para a limpeza e transformação do terreno a ser trabalhado (jardim).

Execução do Projeto
INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS
PRIMEIRA ETAPA: Leitura na escola






Nenhum comentário:

Postar um comentário