Monteiro Lobato Patrono da nossa Biblioteca

Monteiro Lobato - Patrono da nossa Biblioteca

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Fazendo a Diferença – Revitalização da Área de Lazer - Integrada com Pelotão Ecológico.



Muitos passam a vida sonhando com um mundo melhor, mas são poucos que acordados realizam este sonho”

(Autor desconhecido)
 Apresentação:


Histórico Institucional


Esta Unidade Escolar iniciou suas atividades no ano de 2000, quando houve a divisão da E. M. Dr. Hans Dieter Schmidt. Nesse período iniciamos o ano letivo em condições bastante precárias, com um prédio em péssimo estado, sem nenhum tipo de equipamento, sem biblioteca e sem sala para os professores. Em 2001 iniciou-se a reforma de quatro salas de aula e em seguida a reforma do restante do prédio.
Em 2001 a sala de informática pedagógica começou a funcionar, conta atualmente com sete multiterminais e um servidor e acesso a internet na qual são desenvolvidas atividades pedagógicas.
Em abril de 2002 quando inaugurada toda a parte de reforma e ampliação, iniciamos a busca de equipamentos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville que disponibilizou grande parte deles.
Com a escola campeã no período de 2000 a 2003 abrimos espaços para uma visão diferente de gerenciar uma escola eficaz; com a autonomia administrativa, financeira e pedagógica avançamos muito, pois organizamos a escola dentro da realidade que a cerca, responsabilizando cada profissional pelo resultado do seu trabalho.
Em 2003 a escola foi vencedora, na categoria semente, com o projeto Lixo é Luxo, do Premio Embraco de Ecologia, com parceria surgiu ideias de mudanças de imagem do bairro, hoje foco principal era criar amor pelo lugar onde se vive e incentivar a coleta seletiva para posterior processo de reciclagem. Em 2005 foi vencedora novamente do Prêmio Embraco Ecologia na categoria Raiz com o Projeto “Novo Paraíso: Escolas e Comunidade Construindo a Consciência Ambiental e Social”.
Na execução do projeto vencedor e 2005, foi criado o “Pelotão Ecológico”, trabalho de educação ambiental, com encontros semanais no contraturno, através de capacitação como: palestras, saídas de campo, oficinas para formar agentes multiplicadores para as gerações atuais e futuras.
Nossa escola participou do “Concurso uso Racional da Água – Um Ato de Solidariedade”, no qual a aluna Flavia Maciel, foi vencedora com a frase “Basta um Pingo de Consciência”.
Com o crescimento da demanda a ser atendida em 2010 houve a necessidade de reorganização do espaço escolar e implantação de uma nova sala de aula.
Em 2010 foi desenvolvido na escola, integrado ao projeto de leitura a oficina de Interação entre Pais e Filhos” trabalhando temas ambientais o qual culminou a realização de um Jardim ecológico em uma das residências do bairro Jardim Paraíso, com a participação do Pelotão ecológico praticando a Cidadania , Pilar do Projeto Caráter Conta que é desenvolvido na escola.

Dando continuidade na oficina de ‘”Interação entre Pais e Filhos em 2011, com tema ambiental criou-se um novo espaço para as aulas de leitura na obra construída destinada a Praça de leitura que também é espaço de cultura e lazer em todas as disciplinas. Temos ainda como proposta ampliar este espaço criando um ambiente de lazer, recreação e convivência para o recreio e também nas aulas fora de sala.

Programas dos quais a escola participa desenvolvidos pela Secretaria da Educação:

  • Programa Apoia;
  • Nape;
  • Petti;
  • Bolsa Família;
  • A Pont


1. Título do Projeto:

Fazendo a Diferença – Revitalização da Área de Lazer - Integrado com Pelotão Ecológico.

2. Eixo:

Áreas verdes, Espaços de Convivência, Lazer e Recreação voltada a Educação Ambiental.

3. Identificação:

APP da E. M. Profª Rosa Mª Berezoski Demarchi – representantes da Associação de Pais e Professores.
Através de parcerias firmadas com Fundema – Fundação do Meio Ambiente de Joinville; Secretaria Regional do Paraíso; Águas de Joinville, Policia Ambiental, APP – Associação de Pais e Professores, Univille Universidade da Região de Joinville, Museu Sambaqui (através da artista plástica Ingrit Muniz) serão desenvolvidas as ações e atividades diferenciadas conforme a realidade da nossa Unidade Escolar.

4 – Identificação do Problema:

Revitalizar o espaço de lazer, recreação e convivência tornando um ambiente agradável e de aprendizagem, com mesas e tabuleiros em área aberta, um quiosque , arborização e jardim ecológico com canteiros sustentável com plantio de abacaxis, que fará parte do cardápio da merenda dos alunos desta unidade escolar. O espaço que temos hoje ao lado da Praça de Leitura encontra-se sem vida, sem atrativo com bancos velhos e pouco arborizados. Portanto, implementar um projeto de educação ambiental irá levar os alunos que integram o Pelotão Ecológico a perceber os atuais problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de melhorar o local onde vive, e também o espaço escolar.
A necessidade da intervenção encontra-se nesse espaço que continuara a ser frequentado pelos alunos; com plantio de árvores, jardins, bancos e mesas adequadas, quiosque tornando um espaço de lazer, convivência e aprendizagem. E este local irá beneficiar o desenvolvimento de atividades para os alunos e atendimento a comunidade; com informação educativa e interventora na área de educação ambiental.


5. Justificativa

Revitalização do espaço onde o Pelotão Ecológico tenha lugar direcionado para capacitação referente à Educação Ambiental. Não existem outros projetos semelhantes no bairro e nem nas escolas da região pelo levantamento realizado. Os benefícios econômicos que tal revitalização poderá trazer visa capacitar os alunos, pais; através de oficinas que possam auxiliar a renda familiar, trazendo recursos para a escola, contribuindo com a sustentabilidade do publico alvo e comunidade. Com esta iniciativa os alunos do Pelotão Ecológico passam a ser agentes multiplicadores de saberes ambientais.

6. Objetivo Geral

  • Formar agentes multiplicadores de saberes ecológicos sustentáveis para as gerações futuras.

6.1 Objetivos Específicos

  • Revitalizar o espaço de lazer destinado como conclusão da obra.
  • Capacitar alunos e pais como agentes multiplicadores de saberes ambiental.
  • Conscientizar a comunidade escolar, através de palestras, saídas de campo e oficinas, sobre as questões ambientais na separação de recicláveis, saneamento básico, desperdício da água, reutilização de óleo doméstico, preservação da natureza.
  • Concretizar o Projeto Pelotão Ecológico num processo contínuo e sustentável.

7 – Público Alvo:

Pelotão Ecológico, familiares e comunidade escolar.

8 - Plano de Trabalho

8.1 Metas

  • Revitalização junto ao espaço da Praça da Leitura em um local para realização de atividades escolares e lazer.
  • Integrar parcerias de terceiros como Fundema, Águas de Joinville, Secretaria Regional do Paraíso, Policia ambiental, APP, Univille, Museu de Sambaqui e auxilio da comunidade para a realização da obra.
  • Envolvimento dos pais e comunidade escolar neste processo.
  • Buscar através deste projeto recursos financeiros para realização da obra.
  • A realização do projeto deverá culminar até o final do ano letivo de 2012.

8.2 Ações/Atividades

A ação educativa será implementada nas seguintes etapas, interdependentes, desenvolvidas de acordo com o processo de trabalho.

1ª Etapa – Investigação e Sensibilização

• Seleção e capacitação dos alunos do Pelotão Ecológico, apresentação do projeto a comunidade escolar para avaliação e implementação de sugestões, que serão acrescentadas ao projeto.

• Palestras de sensibilização sobre questões ambientais, preservação, arborização e trabalho em equipe.

2ª Etapa – Planejamento coletivo:

• Detalhamento das atividades e da evolução a ser desenvolvido ao longo da execução do projeto, envolvendo a participação dos alunos do Pelotão Ecológico, comunidade escolar, parceiros, Além disto, serão discutidas e definidos os recursos de materias necessários para a execução das ações.

3ª Etapa – Execução coletiva das ações:

• Seleção dos responsáveis pela coordenação do projeto, os quais serão responsáveis pela condução e execução dos trabalhos,

• Interação entre os responsáveis pelo projeto através de encontros periódicos para a troca de informações, (atividades realizadas e possibilidades de ação organizada) e a avaliação da condução do processo;

• Produção de elementos de comunicação (Folders, cartazes, textos, camisetas etc),pelos alunos do Pelotão Ecológico com o objetivo de informar e educar a comunidade escolar, através de disseminação da concepção de educação ambiental e preservação do espaço em questão.

4ª Etapa – Avaliação:

• Avaliação será realizada com encontros semanais para acompanhamento das atividades e execução da obra de revitalização da área de lazer; com elaboração de relatórios;

9 - Metodologia
Segundo os caminhos propostos pela pedagogia de projetos, nos quais se entende a educação como meio de se incrementar através de práticas sistematizadas dentro da realidade existencial da educação, o projeto Fazendo a Diferença – Revitalização da Área de Lazer - Integrado com Pelotão Ecológico, visa revitalizar o espaço junto a Praça de Leitura, em um ambiente de preservação, cultura e lazer trazendo benefícios econômicos e atividades voltadas a aprendizagem. Para execução desse projeto a equipe envolvida ira proceder da seguinte forma:

1º Passo: Divulgação e sensibilização do projeto.

Nesta etapa os pais e alunos do Pelotão Ecológico e parceiros participam e serão orientados dentro dos tópicos a seguir:

  • Divulgar o projeto Fazendo a Diferença – Revitalização da Área de Lazer - Integrado com Pelotão Ecológico.
  • Falar sobre a preservação do ambiente, do trabalho em equipe, arborização, recursos financeiros e materias para a execução da obra;
  • Abrir diálogo sobre a os temas em questão;
  • Comentar sobre o projeto do jardim ecológico já realizado como modelo de experiência vivenciada;
  • Passar o vídeo do jardim;
  • Mostrar orçamento desenho da área de lazer;
  • Convidar para o mutirão e construção da obra;
  • Registrar voluntários;
  • Comentar data prevista para construção;

2º Passo: Gerenciamento das Atividades


  • Capacitação relativo à execução das atividades a serem realizadas no espaço de lazer, recreação e convivência, pela equipe responsável.
  • Colocação do meio fio e tubos para fazer os canteiros de flores para o jardim com auxilio dos pais e alunos do Pelotão Ecológico, sobre a coordenação da Professora Janette Vierheller, Eliete Franca da Luz e Professor Rogerio Fiedler
  • Drenagem realizada pela Secretaria Regional do Paraíso com auxilio dos pais sobre a coordenação da equipe responsável.
  • Colocação das mesas pela coordenação do Sr. Anselmo, fabricante.
  • Colocação e pintura dos bancos e lixeiras pelos pais e alunos do Pelotão Ecológico sobre a coordenação da Professora Janette e Prof Fabio (Artes).
  • Colocação das lajotas pelo Sr. Edson, fabricante.
  • Plantio das flores e mudas de abacaxi nos canteiros ecológicos pelos alunos do pelotão e da comunidade escolar, sobre a coordenação da equipe responsável.
  • Plantio das mudas de árvores com os alunos do pelotão sobre a coordenação da Professora Suelen (ciências), Supervisora Luciana e equipe responsável.
  • Construção do quiosque pelo Sr. Anselmo, sobre a coordenação da equipe responsável.


3º Passo: Capacitação


Nesta etapa os alunos do Pelotão Ecológico, pais e comunidade escolar irão receber capacitação como agentes multiplicadores tanto na teoria como na pratica, com saída de campo para os alunos do pelotão ecológico.
  • Univille – Projeto Recicle através de oficinas que ensinem como fazer e reutilizar papel como material artístico.
  • Artista plástica Ingrit Muniz com oficinas ligadas a reutilização de materiais recicláveis com fins artísticos e ensino de trabalhar com cordel.
  • Águas de Joinville com palestras e oficinas ligadas ao meio ambiente – água e esgoto consumo consciente, reutilização do óleo de cozinha, 3rs etc.
  • Polícia Ambiental, palestras ligadas a fauna e flora.
  • Fundema com o Programa Adote uma Arvore


4º Passo: Oficina - Cordel: Recordando o que vivenciamos pela artista Plástica Ingrit Muniz

Esta oficina se realiza no espaço de convivência e lazer com alunos do pelotão Ecológico.
  • Fazer uma breve recordação do que foi trabalhado no projeto;
  • Conversar com os alunos sobre o cuidado com a área de lazer e praça de jogos;
  • Explicar trabalho em Cordel;
  • Apresentar exemplo de Cordel;
  • Dividir etapas do projeto em equipes, para ser representado em Cordel;


5º Passo: inauguração

10. Memória de Cálculo
10.1 Recursos

Didáticos:
Quadro branco, durex, pincel atômico, hidrocor, tinta guache, pinceis, cola colorida, giz de cera, cartolina, folha A4, lápis, régua, canetas e borrachas.

Equipamentos:

  • Data show,
  • notebook,
  • máquina filmadora,
  • telão,
  • máquina fotográfica,
  • impressora colorida,
  • Camisetas
  • Mudas de árvores.
  • Bancos
  • Mesas
  • Mudas de flores e abacaxi
  • Tubos
  • Terra Fértil
  • Quiosque
  • Tela protetora
  • Cimento
  • Saibro
  • Tábua (madeira)
  • Pregos
  • Lajotas
  • Jornal Informativo
  • Areia
  • Meio fio


11.Considerações finais

O projeto foi elaborado pela equipe responsável pelo acompanhamento e execução da obra – Prof. Rogerio Fiedler, Prof. Eliete Franca da Luz e Prof. Janette que contou com apoio da equipe administração da escola que aceitou a ideia em construir um novo espaço de lazer e recreação e também de convivência, o qual os alunos irão utilizar durante o recreio e no período de capacitação que será permanente. Este espaço contou também com apoio de alguns parceiros, pais e comunidade escolar no geral.
As etapas realizam-se em (05) passos já descritos no projeto, conforme andamento do processo, com reuniões e palestras dentro da biblioteca e execução da obra no espaço junto a Praça da Leitura. Este projeto terá duração de oito meses.
A aceitação e o envolvimento com o projeto acreditamos que ira acontecer de forma entusiasmada, por se tratar de um espaço novo para atividades de lazer, recreação e convivência. Através do projeto os alunos do Pelotão Ecológico e demais alunos envolvidos irão demonstrar comprometimento e responsabilidade, conforme objetivos do que foi proposto, interessados a contribuir com a cidadania que envolve a escola e comunidade.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário